De acordo com o estudo da Universidade de Alberta, a música pode acalmar os bebés e os pais, além de acelerar o ganho de peso e diminuir o tempo de permanência no hospital.A música também teria efeitos benéficos noutros aspectos fisiológicos como o batimento cardíaco e a taxa respiratória.
A equipe canadiana analisou nove estudos e descobriu que a música também reduz a dor e estimula a alimentação oral.
“Existem provas preliminares que sugerem que a música pode ter efeitos benéficos em termos de parâmetros fisiológicos, estados de comportamento e redução da dor durante procedimentos médicos dolorosos”, afirmaram o autor do estudo Manoj Kumar e a sua equipe de pesquisadores.
“Mas, embora existem provas preliminares de alguns benefícios terapêuticos da música para indicações específicas, estes benefícios precisam ser confirmados em testes de alta qualidade.”
Para o professor de obstetrícia Andrew Shennan, da Tommy, organização de caridade britânica voltada para bebés, “as provas preliminares de que a música tocada para bebés prematuros pode ter efeitos positivos no comportamento e na (redução da) dor é muito interessante.”
“Os nascimentos prematuros aumentaram nos últimos anos e continuam a ser um grande problema na Grã-Bretanha, algumas vezes resultando em problemas de saúde de longo prazo na vida da criança, incluindo paralisia cerebral, surdez, cegueira, problema pulmonar crónico, dificuldades de aprendizagem e comportamento”, afirmou
“Apesar de serem necessárias mais pesquisas nesta área, o estudo mostra que existem formas simples e baratas de garantir benefícios para a saúde dos bebés prematuros”, acrescentou.
Existe uma série de factores que podem aumentar o risco de nascimentos prematuros, incluindo mães fumadoras, infecções no útero, gravidez de gémeos ou trigémeos.
A pesquisa foi publicada na revista especializada Archives of Disease in Childhood.
Fonte: BBC – 28/05/2009







